quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Churrasco e trote à lá francesa !!!

Essa semana iniciei o projeto France Fitness, que dá sequência ao projeto Arnold Brasileiro que eu desenvolvia no Brasil, ou seja, fomos atrás de uma academia aqui em Amiens. Primeiro descobrimos uma academia até perto de casa, chegando lá ficamos sabendo que era uma academia pública, então não teríamos que pagar nada (milagre aqui alguma coisa que não tínhamos que pagar). Precisávamos apenas ir em algum médico e pegar um atestado liberando a prática de atividades físicas.

Na terça-feira fomos atrás desse atestado em um lugar onde o pessoal da escola tinha sugerido, chegando lá vimos na placa que era um médico ginecologista (acho que esse povo tava zuando com a nossa cara, kkk). Por sorte tinha um outro médico clínico geral perto. O médico foi bem tranquilo, só aferiu a pressão e o certificado já estava na mão, depois de pagar 23 euros na consulta, mas pelo menos o serviço social de saúde reembolsa uma parte.

Partimos para academia logo em seguida. Quando chegamos lá vimos o que realmente significava uma academia pública, o local até que é arrumado, mas o povo que frequenta esse sim era bem estranho. Mas o que era o pior de tudo era o "cheirinho francês" ( que todo mundo já ouviu falar um dia, kkk) que era super forte, era quase que um aroma impregnado no lugar. Enquanto não achamos nada melhor e com um um custo-benefício mais barato (essa parte vai ser difícil) vou continuar nessa batalha para o meu olfato.

Na quarta-feira tirei a tarde para dar uma limpeza geral no quarto, não ficou impecável estilo a da Cida não, mas até que melhorou bastante. Quando estava lavando o banheiro pensei como ia puxar a água no chão sem ter um rôdo, aí tive a brilhante ideia de fazer isso com meu chinelo (que não é nada pequeno, kkk). Pensando bem devia ter trazido o chinelo da Nathália, com o pé daquele tamanho ia dar para puxar a água do corredor inteiro.

A noite teve um barbecue promovido pelo grêmio na escola, era para ser um churrasco mas estava bem longe disso. Para eles o churrasco era alguns pedaços de linguiça dentro de um pão (se bem que qualquer comida para eles tem pão para acompanhar, kk). Qualquer pão com linguiça agora pra mim é churrasco francês.

 
A galera tava colocando umas músicas que todo mundo estava curtindo, fui descobrir depois que era o Stromae, para quem não conhece é o cara da música Alors on Dance (ou Afoga o Ganso, como ela ficou conhecida, kkk). Segue a música dele que está bombando aqui agora, pena que não é Vai no Cavalinho (conheço gente que manja muito dos paranauê de dançar essa música, kkk).



Hoje tirei a manhã para enfrentar a missão de lavar as roupas sujas. Tínhamos que ir em uma lavanderia aqui perto, chegando lá até que foi tranquilo. Escolhi uma máquina de 7 kg e custou 3,50 euros, foi só colocar a roupa lá dentro, selecionar algumas coisinhas, e voilá a roupa tava limpa, muito simples. Depois coloquei em uma máquina de secar e a missão foi cumprida. O melhor de tudo é que na lavanderia tinha wi-fi de graça e era internet de 15 megas, aí sim achei coisa de primeiro mundo (já sei onde vou baixar os torrents dos seriados, kkk).

A tarde seria o dia do trote dos alunos que entraram para o primeiro ano da faculdade, aqui eles chamam trote de bizutage. Nós fomos ver como que seria esse trote e se era parecido com o do Brasil. Os calouros, ou bizus, eram separados em grupos e tinham que fazer algumas tarefas, tipo cantar na praça, andar em fila ajoelhado segurando o calcanhar da pessoa da frente e outras bobagens.


Mas aí começou a ficar mais legal, eles tinham que nadar em alguns canais aqui da cidade e por fim pular no rio e colocar camisas da faculdade em um boneco (estilo um espantalho) que fica no meio do rio (parece ser meio que tradição entre os estudantes). Até que foi divertido ver o pessoal cumprindo as provas, o estranho é que enquanto no Brasil os calouros ficam sujos e fedendo, aqui eles entram na água e se limpam (deve ser para compensar o cheiro natural dos franceses mesmo, esse é o trote, kkkk).


José Lucas



2 comentários: