quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O início das aulas !!!

Segunda-feira pela manhã foi o primeiro dia de aula. Eu e os outros brasileiros resolvemos ir para a escola mais cedo, porque a representante da faculdade que cuida das relações internacionais disse que tínhamos muita coisas para preencher. Saímos da moradia e em quinze minutos já estávamos na porta da E.S.I.E.E.

Tivemos que preencher um monte de documentos (eles conseguem superar a burocracia no Brasil) e depois fomos guiados pela escola, mostrando onde (tá correto agora corretora ortográfica ???) eram as salas e apresentando os professores.



OBS: Depois coloco mais fotos da parte de fora da escola.

O ensino superior aqui é diferente do Brasil, nos três primeiros anos o aluno estuda os assuntos básicos e gerais de engenharia e só se especializa em uma área para o quarto e quinto ano, essa especialização é como se fosse um mestrado. Até que é mais ou menos o mesmo esquema da federal, mas lá a gente já tem que escolher o curso que vai fazer no vestibular. Entramos no quarto ano, eu e o Marcelo que fazemos Engenharia de Controle e Automação somos aqui do GSP (Génie des Systèmes de Production) e os outros que fazem Engenharia Elétrica são do GEDD (Génie Électrique et Développement Durable).

No período da tarde tivemos um encontro no anfiteatro da escola com os demais alunos que estão no quarto ano. O diretor da escola e os coordenadores falaram, fomos apresentados junto com os outros dois chineses e recebemos o horário da semana. Uma coisa bem diferente aqui é que os horários das matérias mudam toda semana, e elas não tem um horário fixo por dia. Depois disso tivemos nossa primeira aula, que foi de resistência dos materias, não estávamos matriculados nessa matéria mas fomos ver para no caso de querermos fazer. Essa vai para os meus amigos da automação, a aula do Max conseguiu ser pior do que a daqui, e olha que eu não entendi muita coisa, pelo menos serviu pra ver que não íamos fazer essa matéria mesmo, kkk.

Quando voltamos da escola fomos num supermercado maior (Carrefour pra variar) para comprar comida pra semana toda. Ficamos sabendo que ia ter uma confraternização com o pessoal da escola em um pub irlandês aqui da cidade. Obviamente nós fomos (apesar de ser numa segunda e no primeiro dia de aula, kkk) , foi bem legal o pessoal teve boa vontade para interagir com a gente, tentava nos entender e pareceu ser bastante receptivo.

Na terça também fomos ver como seria uma outra matéria, mas essa era mais para a área de engenharia de produção (Pera aí: Engenharia de produção é Engenharia?? kkk), ainda bem que também não vamos fazer essa matéria. No almoço finalmente conseguimos comer no restaurante universitário e não tava dos melhores não.

A tarde tínhamos que fazer um teste de nivelamento para saber em que nível estamos no inglês para fazer o curso de inglês da faculdade. A prova era para os alunos dos três primeiros anos e para os estrangeiros em salas diferentes. Como não sabíamos, entramos no anfiteatro e só depois de uma hora de prova descobrimos estar na sala errada. Tivemos que sair com a maior vergonha de todo mundo estar olhando para gente (demos uma de calouros, kkk)  e fazer uma outra prova que estava bem mais difícil.

Aqui na residência já está dando para interagir com o pessoal, conheci um cara de Martinica que a primeira coisa que me perguntou quando disse que era brasileiro foi se eu conhecia a Mulher Melancia (acho que ela tá mais famosa aqui do que no Brasil, kkk) e um outro de Togo que estava na cozinha e disse que o Neymar jogava bem.

Hoje finalmente fomos em uma aula que estávamos matriculados, era de estatística. Não sei se foi porque já fizemos uma matéria meio que parecida no Brasil ou se foi a que teve mais números no quadro, mas foi a que a gente entendeu mais, haha. O que mais me surpreendeu foi a falta de respeito na sala. A professora quase que implorava para o pessoal ficar calado, ao ponto que uma hora ela tava dando um exemplo e falou de um pato, aí um cara fez um quack!! no meio da sala (bobo tem em qualquer lugar, kkk).

Quando acabou a aula um francês veio nos procurar e perguntar se a gente queria jogar futsal com eles. Somente eu dos brasileiros animou e é claro tinha que representar meu país neh!! kkk. O ginásio era perto da escola, voltei pra casa e troquei de roupa (coloquei minha camisa do Brasil que já era pra botar moral, kkk). Cheguei lá e já era conhecido como o brésilienne, brasileiro em francês. Fiz gol de tanto quanto é tipo, dei debaixo das pernas, chapéu, pedalada, tudo. Até um gol a lá Feijão eu fiz (pegar a bola enquanto estiver jogando de goleiro, atravessar a quadra toda, driblar todo mundo e marcar o gol, kkk). Eles ficaram impressionados, mas eu era o brasileiro né! Até que eu jogo futebol bem, mas aqui eu já estava achando que tinha super-poderes, kkk. Os descendentes árabes até que sabem jogar, mas já os franceses.... No final já tava achando que era era o Ronaldinho Gaúcho, só que falando estilo Joel Santana, kkkk.

Até mais.

José Lucas


7 comentários:

  1. HUAHAUHUAUHAHUAHUAHUAUHA ri demais com a parte do futsal! Isso aí, dá mole não!!! hahahahah

    ResponderExcluir
  2. Morri de rir com o post Zé.
    Agora, não tenho dúvidas de que a aula foi melhor que a do Max, não tem como ser pior do que aquilo não.
    Ai ai, eu ainda estou aqui no Brazil por mais duas semanas... dia 20 não chega nunca

    ResponderExcluir
  3. Nem acredito que escrevi Brasil com z, nem cheguei no UK e já estou confundindo os idiomas. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A aula do Max não tem base, kkk. Jájá vc vai tá aqui nas Europa tb vc vai ver!!

      Excluir
  4. Cuidado para os franceses não te pegar ai para ser jogador de futebol profissional, senão vc acaba perdendo seu curso de engenharia. Não fica expondo sua figura por ai assim não viu kkkkkkk. Seu pai morreu de rir desse futebol ai, ele disse que se fosse ele jogando eles iam até confundi-lo com o PELÉ é claro, por que ele é bom de mais né? também com aqueles dribles de rabo de gato que vc conhece kkkkk

    ResponderExcluir