quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Visita a Catedral, Jornada Internacional e outras coisas !!!

No final de semana fomos novamente a catedral aqui de Amiens. A igreja é enorme e muito bem detalhada, esculturas fenomenais. Nesse sábado a entrada para subir na torre era de graça, assim como uma série de visitas a museus e demais igrejas aqui na França nesse dia.

Estávamos junto com o pessoal aqui da residência, tem gente de vários lugares do mundo e a diversidade cultural em um só lugar é algo interessante de se ver. Além de mim e o Marcelo, estavam mais três brasileiros (isso mesmo, brasileiro tem em todo lugar, kkk), Henrique e Beatriz que estudam na UFRJ e Priscila que também é de Belo Horizonte (e ainda por cima torce para o Cruzeiro, a maior torcida para um time brasileiro em Amiens). Além deles estavam também uma americana Kaitlyn McNabney, ou Kátia McDonald's (nome brasileiro que demos para ela, kkk) e mais três tunisianos, Marouen, Hedi e Mohamed (se não forem tunisianos são turcos ou marroquinos, é difícil de distinguir, mas é impressionante o quanto que eles conhecem de futebol europeu).

Decidimos subir as escadas da torre, a princípio eu pensava que ia ser bem fácil, mas chegou uma hora que eu já estava achando que o arquiteto tava me zuando, são degraus que não acabam mais. Além disso a escadaria é bem estreita, se alguém cair leva todo mundo embora, kkk. Primeiro chegamos em um nível mais embaixo, no qual já era possível ter uma bela vista da cidade como um todo. As casas quase que todas possuem o mesmo estilo arquitetônico o que proporciona uma visão bem bonita da redondeza. Depois subimos mais um estágio e finalmente alcançamos o ponto mais alto, onde infelizmente venta bastante. O esforço que tivemos para subir com certeza foi recompensado pela bela vista da cidade que tivemos.


Na segunda-feira fui jogar futebol novamente com o pessoal da faculdade. Provavelmente eles andaram lendo o blog e treinaram um pouco, porque eles melhoraram muito de uma semana para outra, kkk. Na verdade foi porque apareceram alguns caras que não tinham ido no outro dia e fizeram o futebolzinho melhorar o nível. Mesmo assim deu para mostrar a genialidade brasileira com os pés e fazer uns golzinhos de leve. O mais difícil está sendo o preparo físico, a quadra é bem grande e o pessoal corre muito o tempo todo, aí eu adoto a tática do Romário, eles correm para mim, roubam a bola e me entregam que eu decido para o time, kkk. Na verdade eu marco de vez em quando (pessoal do basquete que conhece bem minha táticas de marcação revolucionárias), mas vou começar a correr um pouquinho mais para aguentar  o rítimo.

Outro dia fui no supermercado e decidi experimentar algum dos diferentes queijos deles. A variedade de queijos é uma coisa impressionante, quase que uma fileira inteira com um milhão de diferentes tipos. A princípio não sabia qual escolher no meio de tantos qual seria bom, então adotei uma tática interessante. Fiquei parado em um canto do supermercado só observando qual dos queijos a maioria dos franceses estavam escolhendo, fiz uma estatística rápida e escolhi o menor (se não fosse bom o prejuízo não ia ser grande, kkk). O queijo era um tipo chamado Camembert, como eu suspeitava era péssimo (acho que a vaca estava passando muito mal quando pegaram o leite, kkk), o gosto é muito forte (depois disso até Polenguinho que eu não comia no Brasil já estou achando ótimo, kkk). É claro que quando eu comprei ele estava em uma embalagem e eu não vi como era a aparência, senão com certeza não teria nem comprado.

Na quarta-feira foi o dia da Jornada Internacional da escola, um dia em que são apresentados aos alunos daqui as oportunidades para estudarem e fazerem estágio em outros países ao final desse ano letivo. Um dos estandes era sobre o Brasil, o pessoal da escola pediu para a gente ficar junto com um aluno daqui que foi para o Brasil no início do ano e ajudar ele a responder algumas dúvidas dos demais. Os alunos estavam mais interessados nos países europeus, mas para nosso estande não ficar vazio de vez em quando cada um de nós dava uma volta e parava de frente do nosso estande como se quisesse uma informação, até que alguns alunos depois se interessaram pelo nosso país sim, kkk. O melhor de tudo foi que o almoço do dia também foi estilo internacional e finalmente desde que eu cheguei aqui comi algo parecido com um feijão.


José Lucas

2 comentários:

  1. Quando vi a foto achei que seu queijo era uma torta. hahaha

    ResponderExcluir
  2. fala Romário... vê se não faz feio ai heim... e este queijo não é de todo ruim não, é péssimo, rsrsrs.... um abraço...

    ResponderExcluir